sábado, 19 de maio de 2012

Experiência Sonora


Música, barulho, melodia, harmonia, ritmo, frequência, textura, timbre, intensidade, volume, escala, arranjo, composição... Cada uma dessas palavras estão presentes nos diversos tipos de sons que podemos admirar ou não. Cada som com seu detalhe, com suas características únicas que são capazes de despertar em nós os mais variados sentimentos como alegria, saudade, angústia e medo. Às vezes um único sentimento, e outras, todos misturados.
É necessário saber o que nos faz bem e o que não nos agrada, e com o som o mesmo. Mas se soubermos o por quê que apreciamos ou não é melhor ainda, assim podemos justificar se gostamos de um som devido sua suave melodia ou se não gostamos devido o agudo de algum instrumento.
A música tem um enorme poder de reabilitação, e durante essa experiência podemos sentir as diversas sensações que os sons nos oferece. E em cada um o som atinge de uma maneira diferente, cada um ouve o som a sua própria forma. Quanto mais detalhado ouvimos, mais forte aquilo nos atinge, pode ser de maneira racional, emocional, espiritual ou todas juntas.
Ouvidos que ouvem são comuns, ovidos que escutam são raros.